Gestantes sempre me procuram para saber quais produtos podem usar durante a gravidez e como evitar as famosas manchas da gestação. Além disso, existem alterações da pele, cabelos e unhas típicas desse período que demandam atenção. Esse post é para orientá-las e mostrar que cuidados com a pele podem ser feitos durante esse período especial, porém com algumas ressalvas!
1 - Limpeza de pele - É sempre o primeiro passo em todo o tratamento dermatológico. Nesse período, a pele costuma ficar mais oleosa, e até as pacientes que já não têm mais as famosas espinhas da adolescência, voltam a ter. Deve-se evitar os produtos que contenham ácido salicílico, pois ele pode ser absorvido e prejudicar o bebê. Prefiram sabonete Syndet ou de Enxofre. Há várias marcas no mercado!
2 - Hidratação - também não é ideal o uso de ureia por gestantes pelo mesmo motivo: ela é absorvida pela pele e pode chegar até o bebê! Prefira hidratantes à base de glicerina e lactato de amônio. Beba muita água e evite banhos quentes e demorados! Sua atitude faz toda a diferença!
3 - Cabelos - É comum a ocorrência de dermatite seborreica. Boa parte dos xampus anticaspa também possuem ácido salicílico e não devem ser usados. Prefira aqueles que contém piritionato de zinco. Nessa fase, os cabelos deixam de cair e têm um brilho maior. Arrase!
4 - Manchas da gravidez - Sim, é verdade que há um aumento de pigmentação nas gestantes, fazendo surgir ou piorando manchas já existentes. Mas elas podem ser amenizadas com uso correto de clareadores que não rejudicam o bebê. O meu preferido é o ácido azeláico, porém outros produtos podem ser adicionados de acordo com seu tipo de pele. O filtro solar de amplo expectro é essencial!
5 - Antienvelhecimento - Não é porque você está grávida que vai deixar de se cuidar, certo? Então eu tenho uma boa notícia! O ácido hialurônico e a vitamina C podem ser usadas na gestação!!! Confira atentamente se o produto não tem outros ativos e se lambuze!!!
6 - Estrias - Costumam aparecer no final da gestação. Hidratantes não garantem a sua ausência, mas ajudam sempre. Se elas aparecerem, alguns ácidos como o glicólico podem ser usados, mas devem sempre ser prescritos pelo médico dermatologista.
7 - Cheiro - Essa dica é para os futuros papais que só querem agradar!!! Durante a gestação, muitas mulheres têm intolerância a cheiro. Então, mesmo aquele produto maravilhoso que ela sempre amou, pode piorar a náusea e até provocar vômitos. Dê preferência a produtos sem cheiro!
Finalmente, existem dermatoses específicas da gravidez. Qualquer alteração de pele, procure o seu médico e use produtos conhecidamente permitidos!
Até a próxima! Um grande abraço da Dra. Amanda Penna.