Peelings Químicos.
Hoje em dia, muito se fala em rejuvenescimento e produção de colágeno. Precisamos lembrar que pouco adianta uma pele firme, se ela estiver manchada e, principalmente, sem viço. Os cuidados diários através do uso correto de cremes rejuvenescedores e uso de proteção solar melhoram significativamente o resultado dos tratamentos faciais.
O peeling químico é uma excelente opção para tratamento de uma pele já danificada. Ele consiste na aplicação de um ou mais agentes esfoliantes na pele, resultando na destruição de parte da epiderme e ou da derme, seguida da regeneração desses tecidos. Essas técnicas de aplicação produzem uma lesão programada e controlada com coagulação vascular instantânea, resultando no rejuvenescimento da pele com redução ou desaparecimento das ceratoses e alterações actínicas, discromias pigmentares, rugas finas e algumas cicatrizes superficiais.
A remoção do extrato córneo estimula o crescimento epidérmico mesmo após descamações mais leves. A destruição de camadas específicas da pele e a substituição por tecido novo traz um melhor resultado estético principalmente no tratamento de anormalidades de pigmentação e ceratoses actínicas. A ativação de mediadores inflamatórios pode induzir a produção de colágeno e de glicosaminoglicanos, depositando-os na derme.
Os peelings são classificados em quatro grupos de acordo com o nível de profundidade atingido. Pode ser muito superficial, quando retirar apenas o extrato córneo, indicado para lesões pigmentares e ceratoses finas; superficiais, quando atingem a epiderme e pretendem retirar lesões pigmentares e ceratoses mais profundas; médios, quando atingem a derme papilar (superficial) e promovem uma regeneração leve do colágeno; ou profundos, quando atingem a derme reticular (profunda) e promovem uma regeneração de todas as camadas da pele.
Para realizar o procedimento e alcançar os resultados desejados, os pacientes devem ter a pele preparada com uso de produtos específicos para cada objetivo. O número de sessões também varia de acordo com cada necessidade. É um procedimento simples e eficaz que pode ser feito em consultório e que em geral tem uma recuperação rápida.
Agende sua consulta para avaliação das suas necessidades! Pele bonita e saudável, é pele bem cuidada!
Abraços,
Dra. Amanda Penna.